09/09/2019 às 17:39

Conselhos de Assuntos Legislativos analisa projetos na Fecomércio-RS

Divulgação Fecomércio

Os dirigentes que compõem o Conselho de Assuntos Legislativos da Fecomércio-RS estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (5), em Porto Alegre, para tratar de assuntos que estão tramitando na pauta do legislativo federal e estadual e que impactam direta ou indiretamente as empresas do setor terciário.

O economista e gerente da Assessoria Parlamentar da Federação, Lucas Schifino, apresentou o Projeto de Lei 3996/2012, de autoria do senador Antônio Valadares (SE), e outras análises  de PLs que alteram as regras existentes para cadastros de consumidores.

De acordo com Schifino, a maioria desses projetos tem como objetivo elevar o nível de restrições a serem cumpridas pelos mantenedores de bancos de dados de crédito, principalmente. “Restringir o acesso à informação impede que o comércio diferencie perfis de inadimplência, precisando atribuir um nível de risco alto e cobrar juros maiores de todos, inclusive os bons pagadores, que são a maioria”, defendeu o assessor.

A posição dos dirigentes do CAL é de que os impactos são ruins, porque diminui a transparência sobre informações de consumidores e dificulta o acesso por parte das empresas do comércio, o que eleva o custo de crédito para o consumidor.

A reunião é coordenada pelo vice-presidente  e presidente do Sindilojas santa Maria, Ademir da Costa, e reúne empresários de diversas regiões do Estado.

Fonte: Fecomércio RS

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Tapejara