28/06/2018 às 11:15 - Atualizado em 28/06/2018 às 14:19

Sindilojas realiza Café com contadores sobre o eSocial

Valério Zanella

O Sindilojas Nordeste Gaúcho em parceria com o Senac Passo Fundo, realizou na manhã de ontem, dia 27, mais uma importante palestra sobre o eSocail.

O eSocial será exigido já a partir de julho/2018 para pequenas e médias empresas (inclusive empresas do Simples Nacional). Envolverá informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias, segurança do trabalho. Vai exigir da sua empresa uma maior integração entre setores, ou seja, todos os funcionários devem ser afetados pela mudança. É fundamental que você participe desse processo junto ao seu contador de forma ativa para dominar todo o procedimento.

Os prazos para realizar os procedimentos não serão alterados e seguem a legislação trabalhista atual. São operações que você realizava no antigo sistema, como cadastro de trabalhadores, demissão, admissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, alteração de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, retenções de contribuições previdenciárias, informação sobre FGTS e imposto de renda.

O Registro de Eventos Trabalhistas, ou RET, ou seja, as alterações que acontecem durante a relação de trabalho devem ser informadas ao sistema no momento do acontecimento, se esse processo não for realizado no prazo, poderá acarretar em multa! Também será necessário informar todos os processos trabalhistas realizados na empresa ao eSocial.

Diversas informações da sua empresa serão armazenadas no eSocial. Os dados serão transformados em um arquivo XML que ficará armazenado e pode ser acessado pela internet, o envio de informações deve respeitar os prazos das leis trabalhistas. O eSocial vai afetar de forma radical a realização de processos dentro da sua empresa. Uma das maiores mudanças é no envio da folha de pagamento, que deve ser enviada mensalmente. É necessário ficar atento principalmente com o lançamento de eventos ocasionais dentro de sua organização.

Estamos atentos as mudanças do eSocial, Sindilojas sempre na defesa dos interesses das empresas do comércio varejista!

36272054_1800795559999753_15526766336540672_n.jpg

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Tapejara

  • Endereço:
    Rua Independência, 279 – Sala 302 – Ed. Comercial Veneza - Centro
  • CEP: 99950-000
  • Processo: CERSC 1165
  • Telefone(s):(54) 3344-0178
  • Email contato: sindilojas.ne.gaucho@gmail.com
  • Presidente:
    SIRINEI PANIZZON